Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Astaxantina

A astaxantina é um pigmento avermelhado que pertence a um grupo chamado carotenóides. Ocorre naturalmente em certas algas e é responsável pela cor rosa ou vermelho do salmão, truta, lagosta, camarão e outros frutos do mar. É estruturalmente semelhante ao betacaroteno (pró-vitamina A), mas tem algumas diferenças químicas que podem torná-lo mais seguro. Muitas vezes chamado de “o rei dos carotenóides,” a astaxantina é 10 a 100 vezes mais poderosa do que outros carotenóides, como betacaroteno e licopeno. Além disso, ao contrário de muitos outros antioxidantes, astaxantina não se torna pró-oxidante no corpo. Isso a torna um dos antioxidantes mais potentes e eficazes que se pode ingerir.

A astaxantina exibe uma alta atividade de eliminação de radicais livres e protege as células, órgãos e tecidos do corpo dos danos oxidativos. Essa única função antioxidante da astaxantina acarreta uma impressionante variedade de benefícios para a saúde, incluindo proteção do sistema cardiovascular, estabilização do açúcar no sangue, melhora do sistema imunológico, redução de inflamações, proteção da saúde dos olhos e da pele, e pode até mesmo ter um futuro no tratamento do câncer.

Ação antioxidante

O corpo é dependente do equilíbrio saudável das funções oxidantes e antioxidantes do organismo. Antioxidantes são compostos químicos que sacrificam a sua estrutura para reparar a produção endógena de radicais livres, e, potencialmente, retardar o processo de oxidação, permitindo, assim, saúde ao nível celular. A função celular saudável equivale a uma melhor saúde global, e é um pré-requisito para alcançar ótima saúde e desempenho físico.

A lista a seguir representa apenas alguns exemplos de como a astaxantina afeta positivamente o corpo, e os benefícios à saúde.

1- Melhora do desempenho em atividades físicas

A prática de exercícios físicos demanda grande quantidade de energia, que é gerada, em nível celular, principalmente pela mitocôndria. Essas organelas produzem até 95% de energia do corpo pela queima de açúcar, gorduras e outras substâncias. Desse modo, as mitocôndrias tem essencial importância no tecido muscular, onde há uma maior necessidade de energia. Mas toda essa produção de energia tem uma desvantagem: a geração de radicais livres altamente reativos que danificam as membranas celulares e oxidam o DNA. Este dano celular resulta na ativação de marcadores inflamatórios, que por consequência, dão a sensação dos músculos cansados e doloridos. Além disso, quando as mitocôndrias são comprometidas, elas são ineficientes em produzir energia suficiente para atender às demandas do seu corpo e a força e resistência diminuem, como resultado. Quanto mais árdua a atividade, maior a produção de radicais livres.

A maior parte dos benefícios de astaxantina são provenientes das suas propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes. A astaxantina tem a capacidade de atingir todas as células, tecidos e órgãos do corpo e ajudar no desempenho físico das seguintes formas:

  • Eliminação de radicais livres nas células mitocondriais provenientes da produção de energia
  • Diminuindo o dano oxidativo às suas membranas celulares e DNA
  • Diminuindo a inflamação muscular
  • Reduzindo o ácido lático nos músculos (um subproduto do esforço físico)
  • Melhorando a acuidade visual e percepção de profundidade
  • Melhorando a tolerância ao sol e reduzindo a tendência a queimaduras solares

Um estudo sueco realizado em 1998 por C. Malmsten em rapazes com idades entre 17 a 19 anos que tomaram 4mg por dia de astaxantina por seis meses mostrou 62% de melhora na força e resistência. Estudos em animais também mostraram resultados semelhantes. Os ratos são capazes de nadar mais tempo antes da exaustão quando administrada a astaxantina. Também foi identificada uma redução significativa no acúmulo de gordura, que foi justificada por uma maior utilização de ácidos graxos para energia. Outro estudo realizado no Japão mostrou 50% de diminuição da inflamação muscular em ratos submetidos à atividades físicas. Assim, a astaxantina não só pode impulsionar a resistência à atividades físicas, como também reduzir a inflamação ,evitar a dor, e diminuir o acúmulo de gordura.

2- Ação anti-inflamatória

A astaxantina tem propriedades anti-inflamatórias naturais, mas ao contrário de analgésicos de prescrição, não há nenhum risco de vício, azia, ou úlceras gastrointestinais. A astaxantina bloqueia as enzimas inflamatórias COX2, enquanto, ao mesmo tempo, suprime os níveis séricos de fatores inflamatórios como o óxido nítrico, interleucina 1B, prostaglandina E2, proteína reativa C (CRP), e TNF-alfa (fator de necrose tumoral alfa), diminuindo a dor e inflamação.

3- Proteção solar e da pele

Uma das razões pelas quais os ovos de salmão são de cor vermelha tem a ver com os níveis elevados de astaxantina que eles contém. Esse carotenóide possui propriedades anti-UV poderosas que ajudam a proteger os ovos de peixes de danos relacionados com o sol. A ingestão de astaxantina também pode fornecer aos seres humanos benefícios de saúde semelhantes. Como um benefício adicional, esse antioxidante também teve efeito positivo na redução de rugas, e melhora dos níveis de humidade da pele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário