Páginas

quinta-feira, 16 de março de 2017

Vitamina B1



A vitamina B1, também chamada de tiamina, foi a primeira vitamina do complexo B a ser descoberta. Em virtude dos benefícios da vitamina B1 para o metabolismo, é importante para a saúde obter diariamente os níveis adequados dessa vitamina, que por ser hidrossolúvel não pode ser armazenada pelo corpo.

Além disso, bons níveis de vitamina B1 zelam pela saúde e pela eficiência do sistema nervoso, contribuindo ainda indiretamente para a perda de peso e para o ganho de massa muscular.

1. Energia

Um dos principais benefícios da vitamina B1 é o seu envolvimento na ativação do sistema de enzimas que auxiliam na oxidação do açúcar, a principal fonte de energia para o corpo humano. Através da ativação dessas enzimas, o corpo obtém maiores quantidades de energia, de modo que bons níveis de vitamina B1 fornecem uma sensação de bem-estar e vitalidade.

Para esse mesmo efeito, trabalha a vitamina B1 através de seu papel na síntese dos glóbulos vermelhos, garantindo o fornecimento adequado de oxigênio para as células, outra função necessária para a obtenção de energia.

2. Saúde Nervosa

As funções da vitamina B1 beneficiam também a saúde nervosa. Isso é feito sobretudo através do auxílio da vitamina B1 à mielinização dos neurônios, que não funcionam corretamente sem o revestimento adequado de mielina. Na verdade, uma falha nesse ponto pode até mesmo causar danos neurais, com a morte de células nervosas.

O efeito, porém, não é apenas de proteção. Bons níveis de vitamina B1 estimulam uma boa memória, além de capacidades ampliadas de concentração e raciocínio. Acredita-se, ainda, que a vitamina B1 seja capaz de prevenir o Mal de Alzheimer, mas esta é uma propriedade que ainda está em estudo.

3. Saúde do Coração

Entre os benefícios da vitamina B1 está o estímulo e produção do neurotransmissor acetilcolina, que é responsável pela transmissão de mensagens dos neurônios aos músculos, incluso o coração. Nesse sentido, a vitamina B1 protege a regularidade das funções do coração, ao proteger a comunicação entre esse músculo e o sistema nervoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário